Da estratégia à operação, como a parceria da Fisher com o time de empreendedores resultou na maior operação do setor imobiliário desde 2011.
Atta, empresa líder no segmento independente de crédito imobiliário, se junta ao QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América latina. Com a transação, a maior do setor desde 2011, a Atta vai ajudar o QuintoAndar a aprimorar a velocidade e a satisfação de seus clientes com o processo de financiamento e explorar o potencial de oferta de serviços a parceiros externos.
Essa história que agora chega a um novo capítulo foi construída com muito suor e parceria, além de um time e cultura excepcionais. Vamos te contar um pouquinho de como foi essa jornada.
A Atta foi fundada em 2015, quando Renato Caporrino, fundador e atual CEO da empresa, teve uma visão clara das necessidades do mercado de corretoras imobiliárias no momento de fechar uma transação. Grande parte das vendas já feitas dependiam de financiamento imobiliário para se concretizarem, etapa conhecidamente complicada e burocrática.
Naquele momento, Renato se juntou a um grupo de imobiliárias e, ouvindo de perto o mercado e usando sua experiência prévia no setor de crédito, desenhou uma primeira solução para ajudar os compradores no momento de conseguir um financiamento imobiliário. Após alguns anos, em 2018, já com parcerias multi-banco e uma boa ferramenta, o caminho da Atta se cruzou com a Fisher, que reconheceu na plataforma o potencial para explorar um mercado gigante e que se recuperava da recente crise econômica.
Segundo Carlos Gamboa, sócio fundador da Fisher Venture Builder, “a Atta trazia os elementos de uma base sólida que a Fisher buscava para atuar em parceria no mercado imobiliário: um sócio fundador com espírito empreendedor aguerrido, conhecimento
Fisher e Renato se uniram para criar uma nova marca, um modelo escalável de franquias e investindo muito em tecnologia para transformar a experiência de quem quer financiar o imóvel no momento da compra. Com a confiança dos investidores que haviam suportado a Atta até aquele ponto e de novos investidores como a Devas Invest (José Acar), Distrito, e um grupo qualificado de anjos trazidos pela rede da Fisher, a Atta cresceu e se tornou uma das líderes nacionais em seu mercado, presente em 20 estados brasileiros com mais de 100 franquias.
“A parceria com o Renato e o time da Atta foi fundamental. A abertura no relacionamento e a confiança mútua foram uma peça chave para a evolução estratégica do negócio e ao mesmo tempo poder focar na excelência da sua operação” afirma Gamboa.
A construção da startup se deu em um modelo <hiperlink> de Venture Building, ainda raro no Brasil mas que vem ganhando força onde, a união com um co-fundador institucional, acelera e destrava valor de forma exponencial, além de diminuir consideravelmente os riscos inerentes à criação e crescimento de uma startup.
Já em 2020, ano afetado pela pandemia e que impactou diversos modelos de negócio, a Atta se adaptou bem a esse novo modelo de trabalho graças à tecnologia, uma cultura forte e equipe comprometida com resultados. O que no início era desafio se transformou em recorde, fazendo com que a empresa superasse a marca de R$ 4 bilhões em volume de crédito imobiliário originado, se consolidando como um dos 3 maiores players deste mercado.
Quando se preparava para uma nova rodada de captação, as conversas de investimento se transformaram em um potencial de aquisição, concretizada semana passada e que deu saída à Fisher e aos investidores.
Comments